A A A
Vídeo com maus-tratos a animais em exposição de SP gera protesto virtual PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Set-2014
por CicloVivo

Foto: Divulgação

A exposição de arte, sediada no antigo Hospital Matarazzo, em São Paulo, “Made by... Feito por Brasileiros” tem como uma de suas obras o filme Usine, cuja produção foi feita por meio do aprisionamento de galos, cães, cobras, escorpiões e outros animais em um mesmo espaço para que eles se atacassem.

A exibição do filme, de autoria do francês Adel Abdessemed, foi classificada como apologia a crimes de maus-tratos a animais por uma coalização de mais de cem ONGs que pedem à ministra da Cultura Marta Suplicy a remoção imediata do filme.

Abdessemed produziu o filme Usine no México, onde leis de proteção animal permitem as rinhas de animais. As obras do francês de indução ao sofrimento animal já causaram repúdio e protestos em diversos países e foram removidas de exposições nos Estados Unidos, na Escócia e na Itália.

“Usine já foi descrito por profissionais do mundo da arte como uma tentativa de ilustrar a violência natural de homens e animais. Mas na verdade, não há nada de natural nessa produção. Esses animais jamais se encontrariam encurralados juntos de tal forma na natureza. Usine é uma produção sadista e considerá-la uma obra de arte é uma clara incitação e apologia ao crime, já que as rinhas de cães e galos são consideradas ilegais no Brasil desde 1934”, disse Elizabeth MacGregor, diretora do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA).
“Nós pedimos que a ministra da Cultura Marta Suplicy intervenha e faça com que os curadores da ‘Feito por Brasileiros’ tirem esse filme imediatamente da exposição em respeito às leis brasileiras que estabelecem que incitações ou apologias a atos criminosos são proibidas e também sujeitas à detenção ou multa”, adicionou Elizabeth.

O FNPDA acaba de lançar uma petição no portal Change.org que pede a intervenção imediata da ministra para a remoção de Usine, assim poupando o público do evento – que inclui crianças – de cenas que incitam a violência com animais. Marta já visitou a "Made by... Feito por Brasileiros". Na ocasião a ministra descreveu a exposição como uma “proposta revolucionária” e “uma grandiosidade que merece ser vista”.
 
 
 
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal