A A A
'SILVESTRE NÃO É PET!' questiona a posse de animais silvestres PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - BRASIL
02-Out-2010

Documentário discute o bem-estar de animais silvestres e por que deveriam continuar livres na natureza

“SILVESTRE NÃO É PET!” questiona a posse de animais silvestres

Um documentário inédito, gravado no Brasil, discute a questão da posse de animais silvestres em áreas urbanas e no convívio com pessoas.  Seja por modismo ou por uma forma de excentricidade, o número de animais silvestres no meio urbano brasileiro vem crescendo.  Todos os anos, milhares de animais silvestres são comercializados, de forma legal ou ilegal. Em cativeiro, sofrem por não terem suas necessidades naturais atendidas. Muitos dos que sobrevivem são negligenciados, maltratados e até abandonados.

Com a apresentação de Fúlvio Stefanini, o “SILVESTRE NÃO É PET!” é narrado sob o ponto de vista da vida dos animais e explica que cada espécie tem um papel a cumprir em seu habitat.  Não só isso, mas sofreu milhares de anos de evolução para se adaptar a ele e fazer sentido naquele contexto.   No convívio com pessoas, são comuns os casos de mutilações, doenças físicas e psicológicas, fatores que os condenam ao eterno confinamento, sem chance de reintegração à natureza. Dessa forma, perdem sua função biológica, o que compromete a própria sobrevivência das espécies, a biodiversidade e o futuro do planeta.

O documentário questiona se temos o direito de manter animais silvestres como animais de estimação (pet) em pleno século XXI e assim provocar danos ao próprio animal e à natureza.  E faz um alerta de que o conhecimento é a chave para escolhas e atitudes compatíveis com o nosso tempo.

Aproveitando as comemorações da Semana Mundial dos Animais (de 04 a 10 de outubro), o lançamento do documentário acontecerá no próximo dia 5 de outubro na UMAPAZ no Parque do Ibirapuera em São Paulo e no dia 07 de outubro no centro de visitantes do Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Além de São Paulo e Rio de Janeiro (veja os convites abaixo), o lançamento também está previsto em outros 16 Estado brasileiros.

A produção, que conta com depoimentos de fiscais do IBAMA, da Polícia Federal, além de cientistas, professores e protetores que acolhem em seus santuários, é uma realização da SOZED-SP – Sociedade Zoófila Educativa de São Paulo, e o patrocínio é da WSPA Brasil – Sociedade Mundial de Proteção Animal.

“SILVESTRE NÃO É PET!” - São Paulo

 

“SILVESTRE NÃO É PET!” - Rio de Janeiro

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal