Ambientalistas repudiam intenção de exploração de diamantes na reserva da Palanca Negra em Angola PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - MUNDO
27-Fev-2013
 
O projeto está dentro da reserva do Luando - Angop
O projeto está dentro da reserva do Luando - Angop
Luanda -
Alguns ambientalistas e biólogos angolanos repudiaram a intenção de uma empresa de origem “duvidosa” que elaborou um projeto denominado “Capunda”, que visa a exploração de diamantes na Reserva Integral do Luando (Malanje), habitat natural da Palanca Negra Gigante.
 
Uma fonte da Angop disse hoje, terça-feira, que este projeto já começou a criar uma discórdia, não só por parte dos ambientalistas e biólogos, como nos populares que vivem nas cercanias que foram anunciadas, com o receio de serem desalojados.
 
“ A área de concessão do projeto está toda dentro da Reserva Natural e Integral do Luando, onde estão as últimas manadas de Palancas Negras Gigantes”, disse a fonte.
 
Acrescentou que este projeto poderá causar um aumento da pressão sobre os animais, devido a destruição e perturbação do seu habitat, além do incentivo a caça furtiva e circulação de pessoas no local.
 
Segundo a fonte, o projeto não deve ser possível à luz da legislação ambiental em vigor no país, visto que não reflete o compromisso do Estado tal como descreve no ponto 2 do Artigo 39º da Lei Constitucional da República de Angola.
 
 A implementação de um projeto desta dimensão numa das mais importantes reservas naturais do país pode abrir um excedente extremamente negativo e com eventuais consequências para todo a rede de áreas protegidas nacionais, podendo resultar na aprovação de ações de desenvolvimento de género em outras zonas verdes.
 
Realçou que a Reserva Integral do Luando é a única área de conservação em Angola que está no Anexo I da União Mundial para Conservação da Natureza (UICN), da qual Angola faz parte.
 
“O Anexo I é o mais importante e restrito e impede o desenvolvimento de quaisquer tipos de atividades de desenvolvimento, indústrias e turísticas, sendo apenas permitido a proteção da biodiversidade e investigação científica”, lembrou.
 
Desta feita, para o responsável, a empresa responsável que autoriza a exploração e extração de minério deve primar pelo conjunto dos dez (10) princípios ambientais nos contratos que assina com os seus parceiros, como importante instituição nacional do país e membro signatário do Memorando de Entendimento para a preservação da Palanca Negra Gigante.
 
Interrogado caso o projeto avance, a fonte advertiu que efeitos negativos poderão surgir como uma agitação e movimentação de repúdios que terá reflexos não apenas a nível nacional como internacional.
 
A Palanca Negra Gigante, além de ser o símbolo nacional conhecido por todos os angolanos, é também um animal em ameaça de extinção.
 
Atualmente se estima não existirem mais do que 100 animais e com o seu núcleo principal localizado na área Centro e Norte da Reserva do Luando.
 
Sob coordenação do Ministério do Ambiente, têm sido, desde 2003, desenvolvido, com o apoio de diferentes parceiros, projetos para proteger a Palanca Negra Gigante nas suas áreas de origem, no contexto do Projeto de Conservação da Palanca Negra Gigante.
 
Entre 2009 a 2011 foram realizadas operações de capturas que decorreram nas duas áreas de conservação da Palanca Negra Gigante, nomeadamente no Parque Nacional da Cangandala e na Reserva Integral do Luando.
 
As referidas operações permitiram a marcação de mais de 50 animais, sem se registar morte ou lesão de qualquer.
 
Com esta ação foi possível criar o Santuário da Palanca Negra Gigante no Parque Nacional de Cangandala, onde estão confinados 24 animais, oito dos quais nasceram neste local.
 
Assim, os ambientalistas e biólogos de Angola, assim como especialistas internacionais trabalham na proteção deste animal, além do controle da sua reprodução e das investigações científicas.
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal