A A A
COVARDIA: Filhote de elefante é feito refém por agricultores revoltados e morre sozinho PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - MUNDO
13-Set-2013


 
Indonésios queriam uma reparação do governo pela plantação destruída por elefantes

   
Amarrado por pesadas correntes, sem conseguir se mexer e com pouca comida. Surpreendentemente, a cena descrita revela o cotidiano vivido por um pobre filhote de elefante.

Revoltados com a destruição de uma de suas plantações por outros elefantes, agricultores da ilha de Sumatra, na Indonésia, mantiveram o filhote Raja, de apenas um ano, como refém. Eles exigiam que o governo tomasse medidas para proteger as familias da região. Mesmpo após a morte de Raja, que faleceu sozinho, desnutrido e acorrentado, a situação provocou debates e indignação.

De acordo com relato dado pelo protetor de animais Mark Shand, ao jornal inglês Daily Mail, a culpa pela destruição  da plantação dos agricultores não pode ser colocada nos elefantes.— Elefantes são dóceis e normalmente não têm um comportamento destrutivo. Isso aconteceu porque o habitat deles está sumindo e sendo desmatado por culpa das grandes corporações. Eles não têm para onde ir e ficam perdidos.

A região é uma das principais produtoras do óleo de palma, um importante ingrediente para diversos produtos. Para Mark Shand, o governo da Indonésia deveria regulamentar a extração do óleo, já que o consumo desenfreado da matéria -prima está causando a destruição das florestas e a extinção de algumas espécies.

De acordo com Mark, a população de elefantes em Sumatra diminuiu pela metade em apenas uma geração e as grandes corporações que usam o óleo de palma em seus produtos são os culpados.— Os elefantes estão estressados e fogem das serras elétricas direto para as vilas.

A situação pode ficar pior. Lar para animais como orangotangos, tigres, elefantes e rinocerontes — e um dos poucos locais onde estas espécies ainda convivem — a floresta de Aceh, no norte de Ilha, pode ser ainda mais desmatada.  O governo de Aceh planeja aprovar um plano em que a extração do óleo de palma dentro da floresta ganhará mais espaço e será legalizada em areas protegidas.

Mark Shand explicou o plano do governo em mais detalhes.— O governo quer proteger apenas 45 por cento da floresta. Os ambientalistas defendem que a área protegida deve ser de, no mínimo, 65 por cento. Essa diferença se traduz em mais de um milhão de hectares (mais de um milhão de campos de futebol).

Mark Shand ainda não perdeu as esperanças em resolver o conflito na região. Irmão de Camila Parker Bowles, duquesa da Cornualha e mulher do príncipe Charles, o ativista segue realizando eventos para levantar fundos e ajudar na defesa dos elefantes.

Ele espera que os elefantes asiáticos não tenham um destino tão triste como o do filhote Raja.
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal