A A A
China: aumentam os casos de Centros Comerciais-Zoológicos PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - MUNDO
25-Out-2016
 
Com o crescimento das vendas online, os centros comerciais estão a apostar em animais selvagens para atrair mais clientes. Há shoppings onde podem ser vistos elefantes, lamas e até um urso polar.


Rui Tukayana
Na China, há organizações não-governamentais que pedem ao Governo para avançar com leis que travem aquilo que está a ser descrito como uma nova moda no país.

Para impulsionar as vendas, lamentam as associações de proteção da vida animal, na China vale quase tudo. E ontem, em Pequim, apresentaram novos exemplos: um elefante que, numa zona ao ar livre de um centro comercial, é usado para vender telemóveis e também imagens de um grupo de leões marinhos, a viver numa grande superfície da capital e que estão lá para receber festinhas de quem gastar mais de 70 euros em compras.

Os amigos dos animais voltaram a um caso falado nos últimos dias. Um urso polar, descrito como o mais triste do mundo, que vive numa vitrine de um centro comercial, com pouquíssimo espaço, e sem um bloco de gelo à vista a não ser aqueles que estão pintados na parede da jaula.


 
O animal chama-se Pizza e tem sempre uma multidão à frente do vidro. Passa horas a cheirar a entrada da conduta de ar e a abanar a cabeça, um comportamento que os veterinários classificam como demonstrações de stresse.

Este bicho vive num centro comercial em Guangzhou e 48 associações de proteção dos animais já pediram ao governador local que obrigue à retirada do urso polar e que ele seja transferido para um local com condições.

No centro comercial Grandview, entre lojas da Starbucks, Burguer King, Calvin Klein, Sketchers e outras está, não só o urso polar, mas também mais de 100 animais selvagens, como lamas, papagaios e esquilos. Num momento em que mais um destes centros comerciais zoológicos está a ser planeado para Shiziajuang, as associações pedem mesmo para que este shopping em Guangzou seja encerrado.

Preocupado com o bem estar do animal um centro de acolhimento de vida selvagem em Inglaterra ofereceu-se para receber o urso, mas a resposta foi negativa.

Em comunicado, o shopping Grandview diz que o Pizza é bastante saudável e que as condições ali oferecidas não são diferentes das de outras instituições espalhadas pelo mundo. No texto argumenta-se ainda que "são 130 especialistas a cuidar de centenas de animais".

A China não mexe nas leis do bem estar animal desde os anos 30 do século passado - ainda o governo de Chiang Kai-shek não tinha sido derrotado pela ofensiva comunista.

Há uma outra lei, que regula a vida selvagem, que é datada de 1989 e foi atualizada recentemente. No entanto, esta legislação permite não só a captura de animais selvagens para a sua reprodução, como também a sua utilização em demonstrações públicas e espetáculos.
 
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal