A A A
Moçambique e Tanzânia perderam metade dos elefantes PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - MUNDO
18-Jan-2016
 
Número tem diminuído drasticamente nos últimos seis anos.


Valor tem diminuído devido ao tráfico ilegal de marfim


Moçambique e Tanzânia perderam metade das suas populações de elefantes nos últimos seis anos devido ao tráfico ilegal de marfim, razão por que as Nações Unidas pedem aos dois países a adoção de medidas contra a caça furtiva.

O porta-voz e analista de comércio do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês), Colman O'Criodain, disse esta segunda-feira à agência de notícias espanhola EFE que os dois países estão sob observação das Nações Unidas por, nos últimos dois anos, não terem progredido na sua legislação nacional sobre o tema.

O Comité Permanente da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Selvagens da Fauna e Flora (CITES) reuniu-se entre 11 e 15 de janeiro, em Genebra, para determinar os progressos na legislação dos países implicados com a caça e o comércio de marfim.

Durante o encontro da CITES também foi proposta a imposição de sanções comerciais a Angola, Laos e Nigéria pela falta de colaboração e informação sobre a aplicação de medidas contra o tráfico ilegal de marfim.

Moçambique é um dos países com a maior caça de elefantes e rinocerontes e, apesar de ter modificado as suas leis sobre os animais selvagens, "pela caça de algum destes exemplares a pena é apenas uma pequena multa", sublinhou O'Criodain.

Na Tanzânia, a situação é um pouco diferente, pois embora o país tenha alterado a sua legislação, a ilha de Zanzibar - apesar de integrar o território nacional - tem leis distintas e permite um "vazio legal" para o comércio de objetos e animais selvagens.

A caça furtiva de elefantes em África tem diminuído progressivamente desde o seu pico em 2011, ainda assim, cerca de 30 mil paquidermes são assassinados todos os anos no continente por traficantes de marfim.
 
 
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal