A A A
Nas propagandas, chimpanzés não parecem ameaçados PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - MUNDO
15-Jul-2011
 
Associar os animais aos costumes dos humanos passaria a falsa impressão

Chimpanzés no zoológico de Frankfurt, Alemanha (Boris Roessler/AFP)
Chimpanzés no zoológico de Frankfurt, Alemanha (Boris Roessler/AFP)

Um novo estudo realizado no zoológico Lincoln Park, em Chicago, nos Estados Unidos, mostra que certos recursos utilizados pela imprensa podem influenciar de forma negativa a forma como as pessoas interpretam conceitos relativos à conservação ambiental.

Os pesquisadores usaram composições de imagens digitais para testar a reação das pessoas aos chimpanzés em diferentes circunstâncias. Aqueles que antes de serem entrevistados haviam visto retratos de chimpanzés com humanos eram mais propensos a acreditar que esses animais não estão ameaçados. Eles também tendiam a crer que macacos podem ser bons animais de estimação.

“As descobertas são particularmente relevantes considerando a popularidade de propagandas, filmes e programas de televisão que contam com chimpanzés como atores”, afirma o responsável pelo trabalho Steve Ross. "Pessoas que costumam ver imagens de chimpanzés em espaços tipicamente humanos, como escritórios, também estão mais propensas a crer que eles não estão ameaçados.”

De acordo com o pesquisador, o retrato de primatas ameaçados deve ser uma preocupação séria, já que essas imagens podem ter efeitos significativos sobre a percepção das pessoas e prejudicar as iniciativas de conservação, bem como o bem-estar da população. Chimpanzés adquirem muitos músculos e ficam agressivos na maturidade, tornando perigosa a convivência com humanos.
 

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/propagandas-afetam-a-impressao-que-seres-humanos-tem-dos-chipanzes

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal