A A A
Pombos sabem contar e até entender conceitos matemáticos, diz pesquisa PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - MUNDO
26-Dez-2011
 
Os pássaros conseguiram entender conceitos abstratos, como identificar a ordem crescente dos números ordinais. Até então, para a ciência, apenas primatas tinham demonstrado ter essa habilidade

Pombos conseguem entender conceitos matemáticos abstratos (Frederico Gambarini/AFP)
Pombos conseguem entender conceitos matemáticos abstratos (Frederico Gambarini/AFP)

Pombos são capazes de entender regras numéricas abstratas, habilidade que havia sido verificada apenas em primatas, garante uma pesquisa neozelandesa. Os resultados do estudo, publicado na última edição da revista Science, sugerem que outras espécies animais podem usar um mesmo mecanismo neural para realizar esse tipo de tarefa.

Os testes eram feitos em uma tela sensível ao toque dos bicos e usavam objetos de diferentes cores e formas. "Eles tiveram de aprender que era o número de objetos que importava", explica o cientista. Como é comum nesse tipo de pesquisa, os pombos que acertavam os testes ganhavam comida como recompensa. Após serem ensinadas a contar até três, as cobaias foram expostas a conjuntos com até nove itens e conseguiram organizá-los de maneira crescente sem a ajuda dos cientistas. "Eu achei incrível que macacos pudessem fazer isso, então devemos ficar mais impressionados por pombos conseguirem", afirma a neurocientista cognitiva Elizabeth Brannon, da Universidade de Duke, nos EUA, que mostrou que os primatas conseguiam raciocinar numericamente em um importante estudo de 1998.

"Esses novos resultados mostram que, apesar de uma organização cerebral completamente diferente e de milhões de anos de divergência evolucionária, pombos e símios resolvem esse problema de maneira similar", completou ela.

É sabido que muitas espécies, como abelhas, formigas e elefantes, podem perceber diferenças numéricas e representá-las mentalmente. A capacidade de raciocinar e aprender o conceito de números ordinais, porém, era conhecida apenas nos primatas — e em todos eles, de lêmures a chimpanzés. Para a equipe de Scarf, porém, o estudo mostra que mais espécies podem demonstrar essa capacidade, possuindo "mecanismos fundamentais" que possibilitam o raciocínio numérico. "A capacidade de representar e usar números provavelmente é generalizada entre muitas espécies animais. Talvez habilidades mais avançadas possam ser encontradas em outras espécies", afirma Michael Beran, psicólogo comparativo na Universidade do Estado da Georgia, nos EUA.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Pigeons on Par with Primates in Numerical Competence

Onde foi divulgada: revista Science

Quem fez: Damian Scarf, Harlene Hayne e Michael Colombo

Instituição: Universidade de Otago, Nova Zelândia

Resultado: Pombos conseguem raciocinar numericamente e organizar objetos em uma ordem crescente. Treinados para contar até três, os animais conseguem continuar contando em troca de recompensas. A habilidade de abstração numérica era considerada privilégio dos primatas.
Os pássaros matemáticos foram treinados por Damian Scarf, psicólogo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia. Durante um ano, ele trabalhou com os animais fazendo com que eles organizassem conjuntos com quantidades de um a três objetos cada.
 

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/pombos-sabem-contar-e-ate-entender-conceitos-matematicos-diz-pesquisa

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal