A A A
Portugal: PAN alerta autoridades para as questões alimentares PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - MUNDO
14-Out-2011
 
O Partido pelos Animais e pela Natureza - PAN - emitiu um comunicado onde alerta as autoridades regionais para os problemas da subnutrição e fome que afectam muitos países do Mundo.

No comunicado enviado o PAN refere que "neste dia 16 de Outubro, quando a alimentação está a ser discutida internacionalmente, é preciso a nossa Região Autónoma da Madeira também ponderar que cerca de 30% da população mundial é vítima da subnutrição. Que todos os dias 6 mil crianças morrem sem acesso a água potável. Que até 2015, 420 milhões de pessoas, mundialmente, irão viver abaixo da linha da miséria absoluta. E que o flagelo da fome afeta 777 milhões de pessoas nas nações em desenvolvimento, 27 milhões em nações em fase de transição e também 11 milhões nos países desenvolvidos."

O partido liderado por Rui Almeida afirma ainda que "infelizmente 60% de toda a produção mundial de alimentos é desperdiçada devido às perdas dentro da cadeia trófica. Por exemplo, o gado necessita de 100 kg de cereais para sintetizar meros 1 kg de carne. São precisas 4 vezes mais áreas de pasto a fim de se atender às necessidades da indústria pecuária do que para a colheita dos géneros vegetais de mesmo valor nutricional."

Mas não só. "Para além disto, a indústria pecuária exerce atualmente uma colossal responsabilidade nas emissões de metano. O metano é hoje considerado um gás 21 vezes mais poderoso, em termos do aquecimento global, do que o CO2. O metano também é o gás mais importante para o efeito estufa (sem contar o CO2). Sendo a indústria de produção de animais de abate, a principal fonte de metano mundialmente."

A indústria pecuária é outra das preocupações do PAN em virtude ser uma actividade que "consume mais do que metade de toda a produção mundial de cereais. Isto não pode continuar assim. Será que é tão difícil perceber que o nosso planeta está a ser levado ao seu limite de esgotamento e que as suas capacidades de suporte chegaram ao limiar, que as sequelas ambientais serão irreversíveis em termos de comprometimento dos aquíferos e biodiversidades, que a própria sociedade humana sofre com a persistência desse paradigma criminoso? Por isso o PAN advoga um processo de consciencialização pública de forma a encorajar a dieta vegetariana."

Para o Partido pelos Animais e pela Natureza "é preciso perceber que uma alimentação saudável poderá prescindir da proteína animal, pois há alimentos como a soja, a quinoa, o amaranto, além de inúmeras leguminosas, que possuem todos os aminoácidos essenciais, oferecidos pela proteína animal."
 
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal