A A A
Três elefantes do zoo de Buenos Aires terão advogados PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - MUNDO
23-Nov-2016
AFP /Agence France-Presse
  Foto: Eitan Abramovich/AFP
 
Depois do caso inédito da orangotango Sandra, cujos direitos como "sujeito não humano" foram reconhecidos pela Justiça argentina, agora três elefantes fêmeas do zoológico de Buenos Aires poderiam ter o mesmo destino, ao serem representadas por uma ONG que combate os maus-tratos aos animais.

Um primeiro ditame da Unidade Fiscal Especializada em Matéria Ambiental (Ufema), divulgado nesta quarta-feira, reconhece o patrocínio de uma ONG como representante legal das elefantes do antigo zoológico portenho, em pleno processo de transformação do local em um ecoparque.

"Os animais têm direitos e estes devem ser respeitados pelo homem, e por sua vez a proteção destes direitos deve ser também representada pelo homem", que neste caso é uma ONG, afirma o ditame da Promotoria.

Trata-se das elefantes Mara, de 52 anos, Kuki, de 34, e Pupi, de 32, que moraram por quase duas décadas no zoológico de Buenos Aires, recentemente fechado para ser transformado em um ecoparque.

Em junho passado, a Associação de Funcionários e Advogados pelos Direitos dos Animais (Afada), a mesma que defendeu a orangotango Sandra, denunciou o zoológico ao considerar que estes paquidermes "evidenciam uma palpável situação de afecção física e psicológica que atenta contra o bem-estar do animal".

Isto poderia se enquadrar no delito de "maus-tratos aos animais" previsto na Lei de Proteção Animal.

A Promotoria reconheceu o direito da Afada de representar os animais ante a Justiça, primeiro passo para que a denúncia prospere.

Um dos antecedentes do caso é o de Sandra, uma orangotango de 29 anos que vivia no zoológico de Buenos Aires.

Um habeas corpus da Afada conseguiu uma sentença inédita no mundo em 2014, que reconheceu seus direitos básicos como "sujeito não humano" para ser trasladada a um santuário e viver em semi-liberdade.
 
Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal