UE vai propor maior proteção do urso polar na reunião da CITES PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - MUNDO
07-Mar-2013
 
A União Europeia (UE) informou hoje que  vai propor uma maior proteção do urso polar na Convenção sobre o Comércio  Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção  (CITES).
 

Em comunicado, a União Europeia salienta que a proposta responde a uma  iniciativa dos Estados Unidos para proibir o comércio do urso polar, a qual  conta com o apoio dos restantes países onde aquele mamífero habita (Canadá,  Rússia, Noruega e Dinamarca).

"Precisamos de garantir que são adotadas medidas eficazes para proteger  o urso polar", afirmou Feargal O'Coigligh, chefe da delegação da Irlanda,  país que ocupa atualmente a presidência da UE.

A proposta da UE prevê a criação de quotas para cada subespécie do urso  polar, a obrigatoriedade de informar a CITES sobre a população e políticas  de conservação e a possibilidade de controlar os mamíferos com 'chips'.

Os 27 salientaram que a diminuição das calotas polares devido ao aquecimento  global é a principal ameaça ao urso polar e questionaram a concessão de  reservas de caça em áreas onde a informação sobre a população destes animais  está incompleta ou demonstra que diminui.

A UE sublinhou a necessidade de proteger o urso polar na CITES e expressou  a sua preocupação em relação ao futuro da cultura e meios de subsistência  das comunidades indígenas Inuits do Ártico.

Cerca de 2.000 delegados de 177 países participam até dia 14 na reunião  da CITES em Banguecoque, durante a qual serão debatidas 70 propostas relativas  à proteção de espécies da fauna e flora.

A CITES é um acordo adotado por 177 países e desde 1973 já catalogou  cerca de 35 mil espécies de animais e plantas para regular o seu comércio  internacional e evitar que este afete a sua sobrevivência.

Lusa
 
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, através do BLOG ou então pelos nossos Grupo no YAHOO, Grupo Rede Bichos e Comunidade ORKUT. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal