A A A
UE vai propor maior proteção do urso polar na reunião da CITES PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - MUNDO
07-Mar-2013
 
A União Europeia (UE) informou hoje que  vai propor uma maior proteção do urso polar na Convenção sobre o Comércio  Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção  (CITES).
 

Em comunicado, a União Europeia salienta que a proposta responde a uma  iniciativa dos Estados Unidos para proibir o comércio do urso polar, a qual  conta com o apoio dos restantes países onde aquele mamífero habita (Canadá,  Rússia, Noruega e Dinamarca).

"Precisamos de garantir que são adotadas medidas eficazes para proteger  o urso polar", afirmou Feargal O'Coigligh, chefe da delegação da Irlanda,  país que ocupa atualmente a presidência da UE.

A proposta da UE prevê a criação de quotas para cada subespécie do urso  polar, a obrigatoriedade de informar a CITES sobre a população e políticas  de conservação e a possibilidade de controlar os mamíferos com 'chips'.

Os 27 salientaram que a diminuição das calotas polares devido ao aquecimento  global é a principal ameaça ao urso polar e questionaram a concessão de  reservas de caça em áreas onde a informação sobre a população destes animais  está incompleta ou demonstra que diminui.

A UE sublinhou a necessidade de proteger o urso polar na CITES e expressou  a sua preocupação em relação ao futuro da cultura e meios de subsistência  das comunidades indígenas Inuits do Ártico.

Cerca de 2.000 delegados de 177 países participam até dia 14 na reunião  da CITES em Banguecoque, durante a qual serão debatidas 70 propostas relativas  à proteção de espécies da fauna e flora.

A CITES é um acordo adotado por 177 países e desde 1973 já catalogou  cerca de 35 mil espécies de animais e plantas para regular o seu comércio  internacional e evitar que este afete a sua sobrevivência.

Lusa
 
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal