A A A
WSPA lança campanha global "Coleiras Vermelhas” na luta contra a Raiva PDF Imprimir E-mail
Noticias - ANIMAIS - MUNDO
29-Set-2011
 
WSPA
 
ONG desperta atenção dos governos e mobiliza populações em todo o mundo para vacinação em massa de cães na luta contra a doença que ainda mata 55 mil pessoas por ano
 
A WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal lançou, em comemoração ao Dia Mundial do Combate à Raiva (28/09), uma campanha global voltada à proteção da população não só contra a Raiva, mas também contra qualquer crueldade associada ao controle da doença. A cada ano, mais de 55 mil pessoas no mundo morrem em decorrência da Raiva e, na vã tentativa de se conter a disseminação da doença, 20 milhões de cães são mortos por ano, ou seja, 38 cães a cada minuto, de maneira tão desumana quanto desnecessária. A WSPA apela aos governantes de todo o mundo para que combatam a Raiva através da única forma eficaz e humanitária de controle da doença: a vacinação em massa de cães.

"A Raiva é uma séria ameaça tanto para os seres humanos quanto para os animais", reconhece Ray Mitchell, Diretor da WSPA para Campanhas Internacionais, que também ressalva: "quando confrontados com esta doença de rápida disseminação, alguns países optam pelo que acreditam ser a única solução para erradicar a raiva: a exterminação dos cães. Mas, com o sucesso dos atuais programas de controle da Raiva em vários países da Ásia e da América Latina, a WSPA mais uma vez demonstra que um mundo sem a raiva não significa necessariamente um mundo sem cães."

Por esta razão, a WSPA lança a campanha "Coleiras Vermelhas" com um projeto em Bangladesh que apoiará o governo para implementação de um programa de vacinação em grande escala na cidade de Cox's Bazar, objetivando, já neste primeiro ano, salvar a vida de milhares de cães e preparar o país para a realização de uma campanha nacional.

"Acho um horror saber que existem 20 milhões de cães sendo mortos a cada ano por medo da Raiva quando, na verdade, já existe uma solução alternativa", protesta a cantora britânica Leona Lewis, celebridade global da campanha da WSPA e grande defensora dos animais.

Para a Gerente de Programas Veterinários da WSPA Brasil, Rosangela Ribeiro, apesar do Brasil ainda enfrentar problemas com Raiva canina, humana e silvestre, o país se destaca no controle humanitário da Raiva há mais de três décadas. "Desde 1973, quando o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Controle da Raiva (PNCR), o objetivo foi eliminar a Raiva humana transmitida por animais através da vacinação de cães e gatos gratuita em massa e, de fato, conseguimos avançar muito. No entanto, infelizmente, a Raiva ainda não foi erradicada em todo território nacional. Portanto, não podemos deixar de vacinar os animais, já que este é o método mais efetivo e humanitario de se controlar esta terrível zoonose".

A campanha está também centralizada na formalização de parcerias entre organizações voltadas ao bem-estar animal e agências governamentais nas áreas de saúde, educação e saúde publica. Já há consenso de que a única solução verdadeiramente eficaz para o controle da Raiva está na vacinação de cães combinada com a facilidade de acesso a tratamento profilático, nos casos de pós-exposição ao vírus, e a promoção de campanhas educativas junto à população para a prevenção de mordidas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) se referiu recentemente ao nosso programa de vacinação como "a estratégia economicamente mais viável, em âmbito global, para a prevenção da Raiva nos seres humanos."

Destino turístico famoso na Indonésia, a ilha de Bali é o melhor exemplo recente do sucesso das campanhas de vacinação propostas pela WSPA. Acesse o site da WSPA Brasil em www.wspabrasil.org  para mais informações sobre este estudo de caso, sintomas da Raiva, como preveni-la e outras iniciativas da WSPA para o controle da doença.  
 
 
Notas:  

A WSPA luta pela criação de um mundo onde conceito de bem-estar animal importe e as crueldades praticadas contra animais tenham fim. Presente em mais de 50 países, trabalhamos não só diretamente com animais, mas também com pessoas e organizações com condições de assegurar que os animais sejam tratados com carinho e respeito. Temos status consultivo especial no Conselho da Europa, colaborando também com as Nações Unidas e com o governo de diversos países.  

Para agendar um entrevista ou obter mais informações, por favor, entre em contato com Flávia Ribeiro, Gerente de Comunicação da WSPA Brasil - Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email / (21) 3820-8200 ou com Izabela Bringel Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email / (21) 3820-8216.

Para ver uma seleção de fotografias e um vídeo relacionado à campanha, por favor, acesse: ftp://wspa.ftpuk.net
Nome do usuário: media
Senha: wspa 
 
Fonte: WSPA
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal