A A A
Acre se prepara para a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente PDF Imprimir E-mail
Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
29-Abr-2013
Eduardo Gomes
O Acre se prepara para realizar a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente (Cema), o evento é antecedido pelas etapas municipais e será realizado em todo o país. Representantes de órgãos ligados ao meio ambiente já estão se reunindo e planejando as ações a serem executadas até a conferência nacional.

A Comissão Organizadora Estadual (COE), que envolve várias secretarias de estado, instituições federais, associações, organizações não governamentais e sociedade civil organizada, já iniciou as rodas de conversa na tentativa viabilizar todo o planejamento logístico e estrutural do evento. Subcomissões temáticas já estão sendo montadas, elas vão discutir os temas abordados e definir a participação dos delegados de todas as regionais.

Os técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ajudam nos preparativos das conferências nas cidades do interior, eles prestam suporte e ajudam na organização da documentação necessária. A expectativa é de que as etapas municipais aconteçam entre os meses de junho e julho, com a escolha dos delegados que vão representar cada município na conferência estadual.

A IV Conferência Estadual de Meio Ambiente acontece nos dias 3 e 4 de outubro com aproximadamente 200 participantes. Todas as deliberações serão levadas para discussão na conferência nacional, realizada em outubro desse ano, em Brasília.

Sobre a Conferência Nacional

A discussão em torno da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, aprovada após vinte e um anos de discussões no Congresso Nacional, marcou o início de uma forte articulação institucional envolvendo a União, estados e municípios, o setor produtivo e a sociedade civil na busca de soluções para os graves problemas causados pela gestão inadequada dos resíduos, que compromete a qualidade de vida dos brasileiros.

Uma das principais iniciativas do governo federal para a implementação da política foi a elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos que contempla os diversos tipos de resíduos produzidos, as respectivas alternativas de gestão e gerenciamento, bem como metas para diferentes cenários, programas, projetos e ações correspondentes.

O Plano mantém estreita relação com os Planos Nacionais de Mudanças do Clima (PNMC), de Recursos Hídricos (PNRH), de Saneamento Básico (Plansab) e de Produção e Consumo Sustentável (PPCS). Apresenta conceitos e propostas que refletem a interface entre diversos setores da economia compatibilizando crescimento econômico, conservação ambiental e inclusão social, em estratégias integradas visando ao desenvolvimento sustentável.

A escolha do tema “Resíduos Sólidos” como foco da 4ª  Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA) é oportuna e necessária para difundir informações, conhecer iniciativas exitosas e os entraves na gestão dos resíduos nos municípios e estados e, principalmente, para mostrar aos brasileiros que os resíduos podem se tornar um bem econômico e de valor social com nítida conexão com mudanças nos padrões de produção e consumo existentes.

A 4ª CNMA adota modelos metodológicos exitosos de conferências nacionais ocorridas nos últimos anos no Brasil. Do debate em torno da PNRS, uma política já aprovada, esperam-se como resultados, propostas concretas que orientarão novas iniciativas e arranjos institucionais, propiciando que toda a sociedade veja nos resíduos sólidos uma oportunidade de desenvolvimento econômico, ambiental e social.
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal