A A A
Belo Monte: MPF pede anulação da licença para construção da usina PDF Imprimir E-mail
Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
25-Jul-2012
Agência Brasil
Manifestação contra a construção da usina de Belo Monte em frente ao Palácio do Planalto - Foto: Agência Brasil
Manifestação contra a construção da usina de Belo Monte em frente ao Palácio do Planalto - Foto: Agência Brasil
O Ministério Público Federal (MPF) pediu mais uma vez à Justiça a anulação da licença de instalação da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). Na ação cautelar, os procuradores da República alegam que as ações obrigatórias de prevenção e redução dos impactos socioambientais do projeto não estão sendo cumpridas pela Norte Energia, responsável pela obra.

A ação cautelar, que foi ajuizada na segunda-feira, 23 de julho, na Justiça Federal em Belém, é contra a Norte Energia e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O MPF argumenta que as ações são insuficientes, estão sendo descumpridas e são mal fiscalizadas pelo Ibama.

“As condicionantes estabelecidas na licença prévia não foram cumpridas, sendo postergadas e incorporadas na licença parcial de instalação e, posteriormente, na licença de instalação, fase na qual continuam sendo tratadas pelo empreendedor como mero requisito formal, cujo cumprimento pode ser diferido no tempo, divorciado de qualquer cronograma ou promessa que seja necessária para garantir que as obras continuem, mesmo que o custo socioambiental deste comportamento seja insustentável”, diz o texto da ação assinada pelos procuradores da República Felício Pontes Jr., Ubiratan Cazetta, Meliza Barbosa e Thaís Santi.

O MPF também apontou o descumprimento de condicionantes em 24 programas e projetos, como os de saúde e segurança, saneamento, acompanhamento das comunidades, atendimento social, monitoramento da qualidade da água e vários ligados à conservação da fauna.

Briga na Justiça

Em novembro de 2011, a Justiça Federal no Pará negou outro pedido do Ministério Público Federal para suspender os efeitos da licença de instalação de Belo Monte. Na ocasião, o MPF alegou que a licença de instalação foi emitida sem o cumprimento de condições da licença prévia, como a construção de estruturas de saúde, educação e saneamento.

A Norte Energia informou que não irá se pronunciar sobre assunto por não ter sido notificada oficialmente sobre a ação do MPF. O Ibama ainda não se manifestou.

Clima de tensão

Três engenheiros da Norte Energia estão sendo mantidos como reféns por índios das etnias arara e juruna, na aldeia Muratu. A Funai participa das negociações para liberação dos engenheiros, que foram detidos na manhã de terça-feira (24), após uma reunião sobre mecanismos da empresa para transpor embarcações depois do barramento completo do Xingu, na altura do canteiro de obras de Pimental.

Os índios condicionam a liberação dos reféns ao atendimento de uma extensa pauta de reivindicações, o que inclui a suspensão das reuniões sobre transposição e compromisso, do Ibama e da Funai, que a obra no rio não será liberada enquanto não houver clareza e segurança sobre a transposição e enquanto não forem concluídas as estradas de acesso às aldeias.

Os indígenas são os mesmos que ocuparam a ensecadeira de Pimental por 21 dias, no final de junho, para cobrar o cumprimento de condicionantes relacionadas à hidrelétrica.
 
 
 

Saiba mais

1. Cúpula dos Povos na Rio+20
(Noticias/MEIO AMBIENTE - MUNDO)
...ocesso de privatização da Amazônia impulsionada pela construção da usina de Belo Monte, cujo consórcio construtor conta com a presença da Vale. Larissa,...
22-Jun-2012

2. Cúpula dos Povos na Rio+20
(Noticias/MEIO AMBIENTE - BRASIL)
...ocesso de privatização da Amazônia impulsionada pela construção da usina de Belo Monte, cujo consórcio construtor conta com a presença da Vale. Larissa,...
22-Jun-2012

...lma-faz-diversos-vetos-ao-c%C3%B3digo-florestal-e-174823237.html Saiba mais 1. Grupo protesta contra Belo Monte e o Código Florestal em SP (Arquivado/Noticias/MEIO AMBIENTE - BRASIL) ...
25-Mai-2012

...étrica de Cararaô, no rio Xingu, Collor engavetou o projeto. Dilma o ressuscitou, sob o nome de Belo Monte, concedendo-lhe a licença de instalação mesmo sem o cumpri...
01-Jan-2012

29-Ago-2011

6. Belo Monte: Povos ainda poderão ‘ir à guerra’ contra usina
(Arquivado/Noticias/MEIO AMBIENTE - BRASIL)
24-Jul-2011

7. Até onde é possível dizer que vai energia?
(Arquivado/Noticias/MEIO AMBIENTE - BRASIL)
05-Jul-2011

8. Manifestação contra Belo Monte reúne 2 mil em São Paulo
(Arquivado/Noticias/MEIO AMBIENTE - BRASIL)
19-Jun-2011

10-Jun-2011

10. Grupo protesta contra Belo Monte e o Código Florestal em SP
(Arquivado/Noticias/MEIO AMBIENTE - BRASIL)
06-Jun-2011

 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal