A A A
Brasil registra em janeiro deste ano recorde de queimadas PDF Imprimir E-mail
Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
31-Jan-2015

Foram contabilizados 4.441 focos no país, um aumento de 68% em relação ao mesmo período de 2014.

Incêndio atinge floresta no Rio (Crédito: Parnaso)
Incêndio atinge floresta no Rio - (Crédito: Parnaso)

O Brasil registrou em janeiro deste ano um recorde para o mês no número de queimadas em matas e florestas. Foram 4.441, mais que o dobro da média de janeiro calculada desde 1999, quando começou a ser feito o levantamento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Desde então, a maior incidência tinha ocorrido em janeiro de 2005, com 4.047 focos de incêndio.
O índice de janeiro deste ano é 68% maior do que o do mesmo mês de 2014, quando foram registradas no país 2.634 queimadas. A explicação é o clima seco e abafado, com a ausência de chuva, que, além de ser propício para o surgimento dos focos, ainda ajuda na propagação das chamas, como explica o ambientalista e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, David Zee.

Quase metade do total de ocorrências aconteceu em apenas três estados: Pará, Maranhão e Mato Grosso. Só neste último foram 832 casos, o que representou uma alta de 164% em relação a janeiro de 2014. Roraima, Bahia, Mato Grosso do Sul e Ceará também tiveram um grande número de queimadas: foram mais de duzentas em cada um desses estados. Já em Minas Gerais, Goiás, Paraná, Tocantins, Pernambuco e São Paulo ocorreram mais de cem focos de incêndio no mês.

Segundo o ambientalista David Zee, entre os principais prejuízos estão a poluição do ar, que pode se alastrar para outras regiões, e a destruição também da fauna.

Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais também registraram alta no índice de focos de incêndio em janeiro de 2015, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No Rio, o aumento na incidência foi mais expressivo: 177%. Apenas no Amazonas, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a taxa de queimadas caiu em janeiro.

http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/meio-ambiente/2015/01/31/BRASIL-REGISTRA-EM-JANEIRO-DESTE-ANO-RECORDE-DE-QUEIMADAS.htm

 


 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal