A A A
Desmatamento no Cerrado e na Amazônia cai, mas situação ainda é grave PDF Imprimir E-mail
Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
16-Abr-2011
 
Mesmo em ritmo de desaceleração,o desmatamento do Cerrado e da Amazônia continuam preocupantes. Foram divulgados ontem dois relatórios pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o monitoramento de satélites sobre os dois biomas. Em ambos, houve uma redução do desmate nos últimos períodos analisados, justificados por uma redução nos investimentos da agropecuária e pelo aumento da fiscalização. No entanto, as avaliações mais aprofundadas mostram que a situação ainda é grave. No Cerrado, durante quase toda a primeira década dos anos 2000, houve um aumento acentuado no desmate. Entre 2002 e 2009, as áreas desmatadas subiram de 43,6% para 48,2%. Na Amazônia, tem ocorrido um aumento acelerado nas áreas degradadas. Seis dos nove estados amazônicos passaram a desmatar mais que em períodos anteriores.

Da área total do Cerrado, cerca de dois milhões de quilômetros quadrados, foram desmatados 85 mil entre 2002 e 2008. Isso dá uma média de 14,2 mil km² desmatados por ano, taxa média de desmatamento anual de 0,69%. Entre 2008 e 2009 houve uma redução, pois foram desmatados 7,6 mil km².

Os dados revelam que no Cerrado, entre 2002 e 2009, o desmate subiu, principalmente, no Maranhão, no Tocantins e na Bahia. Restavam de áreas remanescentes 51,1% até 2009, contra 55,7% em 2002. No acumulado, já foram desmatados quase um milhão de km².

Na análise da série histórica, o MMA frisa que houve redução de 50% do desmatamento do Cerrado de agosto de 2010 a fevereiro de 2002 em relação ao mesmo período no ano passado (agosto de 2009 a fevereiro de 2010). O MMA ressalta que o desmate acompanha os investimentos da agropecuária e da indústria do carvão.

Na Amazônia há uma mudança geográfica das áreas desmatadas e também um aumento da degradação da floresta. O fato mais grave é que, embora a devastação esteja em queda, a degradação da floresta cresce em ritmo acelerado. Relatório do Imazon, que também monitora a floresta com satélites, revelou que a degradação cresceu 304%, entre agosto de 2009 e fevereiro de 2010.

Fonte: Brasília Confidencial
http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/temperatura-e-meio-ambiente/55969--desmatamento-no-cerrado-e-na-amazonia-cai-mas-situacao-ainda-e-grave

 

 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal