A A A
Google ajudará a combater desmatamento na Amazônia PDF Imprimir E-mail
Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
24-Jul-2012
 
A plataforma facilitará a coleta de dados de satélites, além de aumentar a periodicidade da divulgação das informações
 
Vanessa Daraya, de info
O Google vai ajudar a combater o desmatamento da Amazônia com auxílio da plataforma Earth Engine. A empresa firmou uma parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

A plataforma facilitará a coleta de dados de satélites, além de aumentar a periodicidade da divulgação das informações. Isso porque, a partir de agora, a monitoria do desmatamento (independente do governo) pelo Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon (SAD) será realizada na plataforma do Google.

Todo o processamento das imagens será feito por meio desse ambiente online do Google. Os primeiros dados gerados na nova tecnologia são do mês de junho de 2012.

Batizada de SAD-EE, a nova plataforma disponibilizará as informações, mapas digitais e ferramentas de processamento de imagens na nuvem do Google. Assim, elas poderão ser acessadas por qualquer pessoa que use o Earth Engine no computador ou no smartphone.

O Earth Engine também reúne dados armazenados há quatro décadas. Isso permite a comparação entre as imagens antigas e as mais recentes. Além disso, os pesquisadores podem inserir dados enquanto estão em trabalho de campo.

Com isso, os boletins mensais informativos feitos pela Imazon passarão a ser quinzenais. A Imazon também espera que, no futuro, essa tecnologia e os dados de satélites sejam divulgados em outros países. Assim, será possível monitorar o desmatamento em áreas além das fronteiras da Amazônia, em escala global.
 
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal