A A A
Marcada para a primeira semana de maio a votação do Código Florestal PDF Imprimir E-mail
Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
21-Abr-2011
Flavia Bernardes
Um último debate entre os ministros do Desenvolvimento Agrário (Afonso Florence), Agricultura (Wagner Rossi) e Meio Ambiente (Izabella Teixeira) deverá ocorrer até que o novo Código Florestal seja votado, em Brasília. A informação foi dada pelo deputado Marco Mais, que marcou a votação no plenário para os dias 3 e 4 de maio.

Segundo Maia, o objetivo é colocar o assunto em pauta antes disso para que haja um acordo definitivo, o que, para ele, está bem próximo de acontecer.

A informação entre os ruralistas é que há apenas três pontos sem consenso sobre as mudanças no Código Florestal Brasileiro, mas os ambientalistas não concordam. O consenso entre eles é que os 97% de consenso afirmados pelos ruralistas não abrangem as questões criticas que levaram aos embates entre as frentes.

Sobre um dos pontos críticos - a obrigatoriedade de reserva legal para micropropriedades - há três propostas: o relator Aldo Rebelo é a favor da isenção da reserva para propriedades até um tamanho determinado; o Ministério do Meio Ambiente defende que ninguém fique isento; e o Ministério da Agricultura concorda com a terceira, por meio da qual a pequena propriedade deve recompor sua reserva legal, mas com condições favorecidas, recebendo por serviços florestais.

Outro ponto ainda não definido sobre o texto de Aldo Rebelo diz respeito à anistia para desmatadores, duramente criticado pelos ambientalistas.

Para aprovar o Código, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB) propôs que os pontos que não tiverem consenso deverão ser votados em plenário. E, segundo os ambientalistas, é ai que mora o perigo. Com maioria ruralista em Brasília, Rebelo – apesar de utilizá-los em seus discursos – está ignorando as manifestações de pequenos agricultores, que cobram um debate mais amplo sobre as mudanças.

Em manifestação de agricultores familiares em Brasília e do sindicato agropecuário, a categoria afirmou que o Código Florestal – apesar de precisar de mudanças – não prejudica os agricultores familiares.
 

http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=10559

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal