A A A
Rigor para crimes ambientais irá aumentar em Santa Catarina PDF Imprimir E-mail
Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
29-Abr-2013
 
Mais de quatro mil processos ainda esperam análise no estado.
Segundo a Fatma, novo método irá acelerar nos julgamentos.

Do G1 SC
A partir da próxima semana as cobranças por crime ambiental irão aumentar em Santa Catarina. Um novo modelo já foi aprovado e, de acordo com o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Gean Loureiro, ele trará transparência, impessoalidade e agilidade nos autos de infração.

"Primeiro queremos dar mais agilidade ao julgamento. Segundo tem uma tabela com critérios técnicos bem definidos que vão amparar o fiscal na aplicação do auto. E terceiro, é dar segurança jurídica, apresentar defesa e ter o seu argumento". explicou Gean. Por este novo método, os fiscais passam a indicar as multas com base em uma tabela de valores e as penas são validadas por representantes das comissões de profissionais do mesmo órgão.

No antigo modelo aplicado no estado, pouco mais de 300 processos foram analisados após a implantação, ocorrida em 2010. Nesses casos, o fiscal identitificava a irregularidade ou o crime ambiental e o valor da multa só era definido por uma comissão formada por representantes da Fatma, Polícia Militar Ambiental e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Cerca de quatro mil processos ainda estão em aberto e precisam ser julgados.

De acordo com José Rubens Morato Leite, professor de Direito Ambiental, a atuação do poder público deveria ser mais rigorosa. "Existe uma precária atuação do poder público, e deveria ser invertido essa função, pois quando se trata do meio ambiente se trata de saúde. Então você está tratando de valores importantes".
 
 

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal