A A A
Diabetes Animal: 30 por cento dos gatos e 40 por cento dos cães são obesos PDF Imprimir E-mail
Utilidade - Saude
14-Nov-2012
ANTÓNIO HENRIQUES
Em Portugal, cerca de 30 por cento dos gatos e 40 por cento dos cães são obesos, um dos principais fatores de risco para a diabetes animal, números que surgem no mês em que se faz uma reflexão sobre a diabetes.

Tal como nos humanos, a diabetes animal é uma doença endócrina causada pela falta de produção de insulina pelo pâncreas. A identificação dos sinais clínicos mais frequentes é fundamental para uma intervenção precoce, que evita a doença grave e complicada.

São os clássicos ‘quatro P’: Poliúria, ou aumento da produção da urina; Polidipsia, ou sede exagerada; Polifagia, ou fome excessiva e perda de peso.

Estudos revelam que a diabetes animal tem tendência a aumentar exponencialmente, sendo mais comum em animais idosos, a partir dos 7 anos. Animais com excesso de peso, uma vida sedentária ou com outro tipo de problemas no pâncreas também estão mais propensos ao desenvolvimento desta doença.

O médico veterinário tem um papel fundamental no aconselhamento sobre os sinais e os fatores de risco da diabetes animal, no entanto, é papel dos donos estar atento ao animal de estimação e às condições que predispõem para a diabetes, como a obesidade.

“O diagnóstico da diabetes animal é simples”, explica o médico veterinário Daniel Almeida, que lembra ainda que “basta uma análise de sangue e urina para medir os valores da glicose”.
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal