A A A
Proteína animal pode interferir na fertilidade feminina, segundo estudo PDF Imprimir E-mail
Utilidade - Saude
02-Abr-2011
 
Nutricionista diz que pesquisa comprova investigações anteriores que mediram o efeito deste tipo de dieta na função ovulatória de animais

Estudo recente divulgado no Jornal Americano de Obstetrícia e Ginecologia, que associa o consumo de proteínas a falta de ovulação em mulheres saudáveis, mostra que o consumo da proteína animal (carne vermelha, frango, peru, carnes processadas, peixe e ovos) aumento o risco desta patologia.

Além disso, os pesquisadores americanos constataram que o consumo de proteína vegetal  (tofú ou grão de soja, ervilhas, feijão ou lentilha, amendoim)  estão associados a um risco menor de infertilidade. Esta relação foi prevalente entre as mulheres com mais de 32 anos, embora não exista uma clara explicação de por que a idade poderia modificar a associação entre a ingestão de proteínas e infertilidade ovulatória.

A nutricionista Rosa Silvestrim destaca que a  pesquisa comprova investigações anteriores que mediram o efeito da dieta na função ovulatória em animais. Além disso, a ingestão de proteína pode afetar a insulina e  a resposta da glicose de forma diferente, dependendo da fonte de proteína.

Síndrome dos Ovários Policísticos


A pesquisa também revelou que elevados níveis de hormônios ligados aos fatores de crescimento semelhante à insulina tipo 1 podem estar envolvidos no desenvolvimento da Síndrome dos Ovários Policísticos — caracterizada por alterações hormonais que podem levar à infertilidade0 — , a causa mais comum de falta de ovulação. Ao invés de se formar um único folículo no ovário, que é um processo natural e normal, formam-se vários que ficam "acumulados" e não liberam os óvulos.

Os pesquisadores americanos descobriram ainda, que, nas mulheres, o consumo da proteína animal foi associado positivamente com níveis do hormônio do crescimento, enquanto que o consumo da proteína vegetal não foi relacionado a este hormônio.

Os resultados sugerem que substituição de fontes de proteína animal, em especial frango e carnes vermelhas, por fontes vegetais de proteína pode reduzir o risco de infertilidade devido à falta de ovulação, de acordo com a observação da nutricionista.
 

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Segundo%20Caderno&newsID=a3258917.xml

 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal