A A A
Ração vencida pode causar danos à saúde dos animais de estimação PDF Imprimir E-mail
Utilidade - Saude
12-Set-2012
 
Saiba como comprar e armazenar a alimentação de cães e gatos.
Blitz do Procon constatou que 35% das lojas vendiam alimentos vencidos.

Do G1 Campinas e Região
Dicas simples garantem a qualidade da ração comprada para animais de estimação, apontam médicos veterinários.O risco de comprar uma ração com validade vencida é maior quando o produto é adquirido a granel, já que geralmente não fica disponível a data da validade para os proprietários de animais. E a ração ainda fica em locais abertos, exposta ao contato com o ar, o que não é recomendado. Uma fiscalização feita pelo Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP) recentemente revelou que 35% dos pet shops e agropecuária vistoriados no estado vendiam produtos irregulares.

O veterinário Paulo Mancuso alerta que um alimento vencido faz o animal ter perda da qualidade do pelo e pode resultar em problemas médicos graves como dor de barriga, intoxicação hepática e leões renais. Isso porque desenvolve bactérias e fungos.

Para garantir a qualidade do alimento é necessário que o local de armazenagem não tenha sol, nem umidade. Compre somente a quantidade para um ou dois meses e não se esqueça de mantê-la bem fechada. O melhor é tirar metade do saco e depois lacrá-lo.
“Isso preserva os valores nutricionais da outra metade”, disse o veterinário Alexandre Verlengia.

Dicas para Comprar

Para evitar comprar ração imprópria é preciso tomar uma série de cuidados. Veja a limpeza do local e a apresentação dos produtos. É aconselhável evitar comprar embalagens violadas ou com poeira, por isso demonstra que o alimento foi mal armazenado.
 
 
< Anterior   Próximo >

Gostou? Compartilhe em sua rede social.

Escolha o Idioma

Veja também

Nossas Lutas
Aconteceu
Utilidade
Direito Animal
Cyberativismo
Textos
Fatos Reais
Websites e Blogs
Curiosidades
Galeria

Anunciantes

J_Adore_Mes_Amis_Le_Bidou
 
 
Roberto Roperto - Pizzas Vegetarianas
Nova pagina 1

Mantenha-se atualizado

Escolha como deseja se comunicar conosco ou receber as nossas notícias e informações. Estamos no Facebook, pode ser também pelo RSS FEED clicando ao lado direito, pelo TWITTER, no nosso BLOG ou então pelo nosso Grupo no YAHOO. Quer assistir alguns vídeos interessantes, acesse o nosso Canal no YouTube. Não será por falta de opções que você ficará desinformado. Não é mesmo?

Direitos Reservados - Tribuna Animal